Argélia: Idioma Falado

Arabe (Oficial)

Frances , Berbere

Argélia: Música

Sha-bii é, no Norte Africano países, a música popular ; na Argélia, no entanto, refere-se a um estilo urbano recente de música popular , de que o melhor intérprete conhecido foi El Hajj Muhammad El Anka considerado como o Grão-Mestre da música clássica andaluza . True styles of folk music include hofii , a form of female vocal music, and zindalii , from Constantine . Estilos da música popular verdadeira incluem hofii , uma forma de música vocal feminino, e zindalii , a partir de Constantino .



Argélia: Curiosidades

No monumento dos mártires, em Argel, há uma cripta dedicada aos mártires da Argélia, conhecidos e desconhecidos, que deram suas vidas ao longo dos cento e trinta anos de luta pela independência.

Aos olhos do mundo, a Argélia parece uma nação nova. É o segundo maior país da África - um pouco menor que o Sudão - e um grande país, com uma história de mil anos. Os argelinos lembram isso ao mundo com o monumento localizado no alto da capital, Argel. É uma obra-prima da tecnologia moderna, simbolizando a nação e seu povo.

Argélia: Pontos Turistícos

 um mar sem fim de areia, não é possível o sustento de vida humana, devido às suas condições tão dramáticas. É possível ter uma idéia do isolamento e poder da natureza, através de pequenas excursões que partem das cidades à borda do deserto, como Taghit, Benni Abbes, Timimoun e El Golea, consideradas os mais belos oásis do país.
Grand Erg Ocidental
Djemila
Djemila – é considerada por muitos como as mais belas e bem preservadas ruínas romanas do norte da África. Antigamente nomeada Cuicul, era uma guarnição militar, fundada no século I D.C. A cidade possuía dois fóruns, um teatro para 3.000 pessoas e uma basílica e batistério com mosaicos originais, construídos no século IV. A cidade chegou a abrigar 20.000 habitantes, e foi abandonada no século V. Escavações começaram em 1909, e hoje ainda prosseguem.
 

Argélia: Esporte

A Argélia soma um total de 14 medalhas olímpicas, obtidas de 1984 a 2008, embora tenha iniciado sua participação olímpica em 1964, em Tóquio. Todas as suas medalhas, inclusive as 4 de ouro, foram conquistadas nas edições de Verão. O país não possui muita versatilidade esportiva, como demonstra o fato de suas medalhas serem oriundas de somente 3 modalidades. O Atletismo, com um total de 6 medalhas, 3 de ouro, é a grande líder do esporte argelino. Suas 3 vitórias ocorreram nas provas masculina, uma vez, e feminina, duas vezes, de 1500m. Seu melhor desempenho ocorreu nos Jogos de 2000, em Sidney, quando somou 4 medalhas, 1 de ouro. O Boxe também posui 6 medalhas no total, mas apenas 1 de ouro. Registrou seu melhor resultado em 1996, em Atlanta, ao obter 2 medalhas, inclusive a única de ouro do país na modalidade. O Judô completa a lista dos esportes em que a Argélia conquistou medalha, com um total de 2, mas nenhuma de ouro. Confira a distribuição das medalhas da Argélia conforme a modalidade esportiva:

Esporte---------Total---Ouro---Prata---Bronze

01.Atletismo------6-------3-------1--------2
02.Boxe-----------6-------1----------------5
03.Judô-----------2---------------1--------1

Total------------14-------4-------2--------8

Argélia: Culinária

Entre as especialidades Argelinas Estão o Burek, Um folheado rechado de carne, Cebola e ovos fritos; o cordeiro constitui também um dos pratos típicos na cozinha Argelina, pode-se servir companhado de ameixas secas e aromatizado com canela e flores de limão (Lham Liahlou) ou assado inteiro, no espeto (mechoui).

Argélia: Religião

Islamismo 99.9% (Sunitas 99.5% , Abaditas 0.4%) , Cristianismo 0.1% (Católicos) (1990)

Argélia: População

Total=31,5 milhões (2000), sendo árabes argelinos 83% beberes 17% (1996).
Urbana=59% (1998)
Rural=41% (1998)
Analfabetismo=44 por mil nacimentos (1995 - 2000).

Argélia: Economia e Moeda

O setor dos Hídrocarbonetos é pilar da econômia da Argélia  sendo responsável por cercaa de 60% das receitas orçamentais, 30% sendo do PIB e mais de 95% das receitas de exportação.